Sobre nós

A Associação Desportiva, Cultural e Artística de Capoeira e Cidadania Integrada- ADCACCI, é uma Associação sem fins lucrativos, Quilombola, com sua sede em Bairro remanescente de Quilombo, tem por objetivo principal promover inclusão social, através de projetos socioculturais, educacionais e da propagação da cultura popular afro-brasileira.

Foi criada em 2016, através da iniciativa e trabalho voluntário do Professor Leandro Lelis da Costa, do Centro Cultural Senzala de Capoeira, destinando-se à pesquisa e difusão da Capoeira e manifestações da Cultura brasileira e afins, e ainda a atuar como centro de formação, orientação, e reciclagem de professores e recreadores, que desejam trabalhar a capoeira e a Cultura Afro-Brasileira em toda sua diversidade; Luta, Dança, Arte, Folclore, Cultura, Esporte, Lazer, visando assim favorecer o desenvolvimento físico, intelectual, emocional e sociocultural dos indivíduos. 

Nossa história

O Projeto teve seu início através da iniciativa e trabalho voluntário do Professor Leandro Lelis da Costa, do Grupo de Capoeira Senzala, destinando-se à pesquisa e difusão da capoeira e manifestações da Cultura brasileira e afins, e ainda a atuar como centro de formação, orientação, e reciclagem de professores e recriadores, que desejam trabalhar a capoeira e a Cultura Afro-Brasileira em toda sua diversidade: Luta, Dança, Arte, Folclore, Cultura, Esporte, Lazer, visando assim favorecer o desenvolvimento físico, intelectual, emocional e sociocultural dos indivíduos.

Inicialmente o Projeto foi apresentado ao Grupo Afro Ganga Zumba, há vinte anos, como uma alternativa para essas crianças e adolescentes mostrarem o bonito trabalho desenvolvido com a arte e o jogo da capoeira, cultivando a cultura da não violência e criando uma nova expectativa de vida e oportunidade de novos conhecimentos.

É nesse processo que a capoeira e a cultura afro-brasileira mostram sua grande contribuição à sociedade, através da música, de brincadeiras, das raízes culturais e da luta. A capoeira desenvolve a disciplina, contribuindo para inclusão da criança e adolescente, visto que a criança precisa interagir na comunidade, participar das festas e comemorações.

A dança, assim como as atividades recreativas podem refletir os diversos aspectos culturais e pode ser abordada sob inúmeras possibilidades, e uma delas de grande importância é a manifestação expressiva do corpo, considerando sempre o ponto de vista cultural, a contribuição para a saúde e a manifestação social.

A melhor maneira de desenvolvimento é integrar todas as áreas e a música oferecendo experiências que estimulem todas ao mesmo tempo, desenvolvendo assim a mente, corpo e emoção e ampliando os limites físicos, sociais ou mentais, além de ser um grande meio de inclusão nas quais pessoas possam participar de uma mesma atividade musical.

Fazemos rodas de Capoeira em praças, apresentações em escolas, eventos culturais, Festival na Semana da Consciência Negra e seminários de forma gratuita.

A continuidade de um projeto que nasceu da consciência social inerente a todo Capoeirista e, após os primeiros anos de execução, criamos a Associação Desportiva, Cultural e Artística de Capoeira e Cidadania Integrada – ADCACCI, participando de Editais de Promoção da Igualdade Racial, pela Secretaria Municipal de  cultura de Ponte Nova, ampliando e construindo um caminho real para que os beneficiários cheguem à verdadeira inclusão social, se tornando cidadãos plenos.

Temos um Projeto de “Cultura e Cidadania Integrada”, aprovado pelo Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, aguardando a captação de recursos, atavés do PRONAC Nº181807 .

Fomos beneficiados nos Editais de Igualdade Racial dos anos de 2019 e 2020, pela Secretaria Municipal de Cultura, da Prefeitura Municipal de Ponte Nova.

Recebemos Auxilio Emergencial pela Lei Aldir Blanc, através da pela Secretaria Municipal de Cultura, da Prefeitura Municipal de Ponte Nova.

Fomos selecionados no do Edital Doce, pela Fundação Renova, com o Projeto: Projeto Renova de Incentivo da Cultura Afro-brasileira “Igualdade e Cultura uma Ponte que nos une”, pelo Município de Santa Cruz do Escalvado.

Nossos ideais e objetivos

Utilizar a Capoeira e a Cultura Popular Brasileira como fator de integração social e desenvolvimento da consciência do cidadão.

Valorizar a capoeira patrimônio cultural que deve ser reconhecido e desfrutado, esse conhecimento contribui para adoção de uma postura não preconceituosa e discriminatória diante das manifestações e expressões dos diferentes grupos étnicos e sociais e as pessoas que dele fazem parte.

Incluir socialmente crianças, adolescentes e adultos em situação de risco, com ensino e profissionalização nas diversas áreas relacionadas à capoeira, sempre preservando e divulgando os fundamentos desta arte.

Levar o conhecimento de uma arte de luta dos descendentes africanos, muito importante como patrimônio cultural, mostrando através da capoeira, que é possível criar uma nova expectativa de vida, sem brigas e violência, tendo como objetivo trabalhar as valências físicas, o desenvolvimento motor, a harmonização, o respeito e o intelectual, para que assim as crianças, jovens e adolescentes possam ter um desenvolvimento completo.

Ser contra turno de suas atividades acadêmicas, tirando assim as crianças das ruas, dando oportunidade para que esse aluno possa praticar atividades físicas motoras e culturais com professor especializado, além de conhecimento da história da Cultura Afro-Brasileira.

Buscamos desenvolver no aluno:

Parceiros

Olá, como podemos te ajudar?